top of page

I'm Ready to Fall 🍂

  • Foto do escritor: Giovana
    Giovana
  • 22 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Sobre atenção plena, o outono e as mudanças da vida.


Acredito que não teria título melhor pra este primeiro post aqui no blog que não fosse este: "I'm ready to fall". Este é o nome de uma música que eu adoro, de um dueto composto por William Patrick Van Alstine e Tim Halperin chamado Boundary Run. Um projeto de músicas Indie que expressa, segundo eles, honestidade, vulnerabilidade emocional sem remorso!


A música me faz lembrar de alguns momentos intensos que passei; momentos de mudanças marcantes que trazem consigo algumas (muitas) reflexões. Coincidentemente conheci a música, que fala sobre o outono, no outono passado, justamente no momento em que estava vivendo estas mudanças. Com elas aprendi uma coisa: "O outono existe para nos lembrar que as coisas precisam terminar para que possam começar de novo".


Mas por qual razão eu escrevo um post sobre música, mudanças e outono?

Vem comigo que te explico no caminho!


As fotos são do ano passado, pois afinal, ainda não estamos no outono (mas faltando poucos dias pra chegar) e a analogia entre a música e o post de hoje é: estou literalmente me lançando, iniciando o blog com postagens mais completas sobre Psicologia, Bem-Estar e Saúde! Então, estou "ready to fall" neste ambiente que eu, particularmente, adoro!


Quando era mais nova sempre acompanhava com regularidade blogs de vários assuntos diferentes: comida, estilo de vida, arte, arquitetura, costura, livros, etc. Também já tive vários blogs (nunca tive nada de tão importante para compartilhar -risos). Hoje a minha realidade já é um pouquinho diferente, juro! Me formei em psicologia, me mudei pra Irlanda, passei (e ainda passo) por alguns perrengues de imigrante, validei meu diploma e hoje trabalho como psicóloga aqui na Irlanda. Nesta jornada eu estudo, aprendo, leio e tenho como objetivo passar os aprendizados e informações pra vocês de forma acessível e descomplicada!


Estes dias postei uma enquete no Instagram pra saber quem já estava sentindo o outono chegando, poucas pessoas responderam que sim. Acontece que, uma das coisas que mais notei quando cheguei na Irlanda foi a mudança tão marcante das estações e acredito que este possa ser um ponto muito interessante para podemos exercitar nossa presença e atenção plena.


Quando vivemos a vida no modo "deixa a vida me levar", vivemos no famoso "Piloto Automático". Não há nada de errado nisso! Na verdade, o piloto automático acontece justamente para *automatizar* nossos comportamentos e não termos um gasto de energia muito alto exatamente pelo fato de uma tarefa incomum, não habitual exigir mais empenho e esforço no momento de ser realizada.


Porém, tudo na vida é equilíbrio. Para que tenhamos uma vida mais leve e significativa é necessário aprendermos a viver o AGORA. E isso significa não se deixar levar excessivamente por lembranças passadas ou se preocupar com acontecimentos futuros. Analisar a mudança das estações nos permite isso, pois te traz de volta para o momento presente!


O hábito de perceber a mudança das estações de início pode ser desafiador de se praticar, pois exige de nós uma *virada de chave* para nos conectarmos conosco, tirarmos o pé do acelerador e irmos com mais calma em nosso dia-a-dia para contemplar as mudanças do ambiente.


E é aqui que eu entro no tema mudança! Em alguns (vários) momentos, vivemos com hábitos que são prejudiciais e disfuncionais para nossa saúde e justamente por vivermos no piloto automático não os percebemos. Mudar pode parecer difícil, mas acredite! Deixar ir não necessariamente significa *perder* e sim se *transformar*.


*Gostaria de propor a você uma atividade: Durante esta semana, tente analisar em seu ambiente se existem alguns pontos que possam estar indicando a mudança do verão para o outono. Observe as cores do céu, das folhas, se elas já estão caindo, se os dias já não são mais tão longos como eram antes, se o vento e o frio já se fazem mais presentes. Com esta prática você irá, cada vez mais sentir a mudança das estações chegando!


Te vejo depois!

Com carinho, Gi.


Permita-se floreScER 🌸



Comentários


© 2021 por Giovana Perecin

bottom of page