Quando a vontade de m0rrer é maior que a vontade de viver 🌻
- Giovana

- 21 de set. de 2022
- 3 min de leitura
"Precisamos falar sobre suicídi0". Esta é a frase que mais costumamos ver no mês de Setembro. Sim, falar sobre isso é extremamente importante e li um texto muito interessante da Psicóloga Vanessa Cesnik, o qual o título é este: "Questão de vida ou m0rte, literalmente". O texto na íntegra se encontra aqui.
No texto ela fala sobre a questão de sobrevivermos e vivermos de verdade e este assunto mexeu muito comigo, justamente por o meu trabalho ser voltado à promoção de saúde mental dentro da psicologia, ou seja, o meu trabalho está focado em apresentar pras pessoas um caminho em direção à saúde e à vida, ou seja, encorajando-as a VIVER!
Há uma grande diferença entre sobrevivermos e vivermos de verdade. Infelizmente existem situações muito delicadas em que as pessoas simplesmente não têm oportunidades que as possibilitam viver de uma forma diferente e acabam tendo que sobreviver a mais um dia.
Mas o meu papel aqui é tentar fazer com que você saiba diferenciar estas duas formas de viver e que consiga, em alguns momentos de sua vida, identificar as razões pelas quais você tem vontade de viver.
Sempre relato em meu Instagram que o motivo pelo qual eu produzo um conteúdo voltado à promoção de bem-estar e saúde mental está diretamente ligado ao fato de as pessoas atualmente possuirem um baixo nível de satisfação com a própria vida. Esta é uma das razões que pode levá-las à depressão e também que pode levá-las ao suicídi0.
Uma das maneiras que pode fazer com que os níveis de satisfação com a nossa própria vida aumente, é identificar coisas que gostamos de fazer e principalmente identificar razões pelas quais optamos por viver.
Identificar estes aspectos é essencial pra vivermos além de "existir"!
Eu diria que fazer mais daquilo que gostamos e entender as razões pelas quais vivemos é um tempero especial da vida, que nos caracteriza como seres humanos que sonham, que tem suas vontades e desejos a serem realizados e que nos caracteriza como seres humanos que se realizam, florescem e prosperam além de tudo.
Dentro da teoria Florescer da Psicologia Positiva, Martin Seligman descreve o fator Própósito (ou Sentido) de Vida como um dos fatores que aumentam nossos níveis de bem-estar e que provavelmente pode nos ajudar aqui a pensar nestes aspectos do por que viver.
O propósito está relacionado aos motivos de viver, às intenções ou objetivos a serem alcançados ao longo da vida. Por exemplo, existem pessoas que tem um propósito em serem seres humanos melhores e vivem suas vidas baseado neste princípio, outras veem sentido em ajudar ativamente outras pessoas ou animais.
Mas o que isso tem a ver com a conscientização do suicídi0?
Tem a ver que não é "do nada" que uma pessoa sente mais vontade de m0rrer comparado à vontade de viver.
Entenda que todos os mecanismos do nosso cérebro foram criados para nos proteger e garantir a nossa sobrevivência, portanto, sentir vontade de morrer, mais que vontade de viver não é algo natural!
Identificar e olhar para as razões que nos fazem ter vontade de viver é um caminho que podemos trilhar para também construir uma vida com seus altos e baixos que pode prosperar e que florescer mesmo assim!
Portanto, caso você conheça alguém que não consiga identificar estas razões para viver, ou até mesmo você se identifique com este cenário, procure alguém de confiança para conversar sobre isso!
E se caso alguém te procurar para conversar sobre isso, ouça! Não a julgue por ela pensar diferente de você e se possível vá com ela até uma unidade de saúde (CAPS no Brasil ou seu GP - clinico geral na Irlanda).

Comentários